Buscar
  • connectdata

7 passos para implementar IoT no seu negócio

A internet das coisas (IoT) é hoje um dos pilares tecnológicos para a transformação digital de uma empresa e para a sua entrada na Indústria 4.0. Com a promessa de mudar a forma como as empresas trabalham, inclusive a forma de como vivemos, a IoT traz um grande impacto na economia e na transformação de muitos modelos de negócio e, por isso, apresenta um crescimento bastante acelerado. Segundo o Gartner, já são 50 bilhões de dispositivos conectados à internet em todo o mundo – que se tornam mais precisos e relevantes para vários setores.


As previsões são otimistas: um estudo da consultoria Tendências estima-se que a IoT pode adicionar cerca de R$ 122 bilhões ao PIB brasileiro até 2025. Outro estudo realizado pela McKinsey projeta que o Brasil pode ganhar 27 bilhões de dólares em potencial econômico até 2025 graças à economia com gestão pública, transporte, segurança e energia promovida pela IoT.


Ao usar IoT e dados, o setor da construção civil, por exemplo, pode revolucionar o trabalho de uma equipe no canteiro de obras, fornecendo relatórios com dados mais precisos, ciclos de vida de equipamentos, entre outras vantagens. Vale lembrar que a análise preditiva também é uma maneira de se basear em previsões confiáveis para tomar decisões assertivas. Ou seja, construtoras que aliam IoT e análise preditiva podem desenvolver uma visão integral do seu negócio e dos seus clientes, possibilitando fornecer produtos e serviços personalizados e, assim, aumentar sua margem de lucro.





Mas então surge a dúvida de muitos empreendedores: qual é o momento certo para adotar essas práticas? A resposta é simples: é agora. Sua empresa se beneficiará com uma vantagem competitiva significativa e, aqueles que não aproveitam a oportunidade, correm o risco de perder para os concorrentes. Logo, se você se encaixa nesse perfil, é hora de repensar seu modelo de negócio o mais rápido possível e aproveitar as inúmeras possibilidades de novas oportunidades que a IoT proporciona.


Pensando nisso, separamos alguns passos importantes que você deve dar para implementar uma estratégia IoT e colocar sua empresa no topo. Confira!


7 passos para implementar IoT


1. Pense na estratégia


A internet das coisas abre novos horizontes e oportunidades, mas é preciso ter planejamento e estratégia para implementá-la. Você deve olhar para os seus negócios, questionar qual é a missão da tecnologia e em quais vertentes a IoT e o big data terão maior impacto. Ou seja, levante as necessidades da empresa e trace os melhores métodos para implementar a internet das coisas, tendo objetivos claros e bem definidos.


2. Estude os concorrentes


Quando você estuda como seus concorrentes estão se beneficiando da IoT, você tem uma noção mais ampla de como essa tecnologia pode melhorar a atuação do seu negócio no mercado. Analise os clientes deles e os seus também para entender as lacunas que precisam ser preenchidas, as necessidades de cada um e como isso pode se aplicar na sua empresa. Enxergue oportunidades nos problemas que ocorrem no dia a dia dos seus potenciais clientes e lembre-se: tecnologia por tecnologia não agrega valor.


3. Verifique suas capacidades técnicas

Estude, analise e compreenda quais são, de fato, os benefícios da IoT para a sua empresa (e para os seus clientes). Reflita sobre alguns pontos referentes à implementação, desempenho e recomendações dessa tecnologia. Exemplo: qual o problema que minha solução resolve? Quais dados precisam ser coletados? Quais as implicações legais e o que eu devo fazer para manter a segurança das informações coletadas?


4. Lembre-se da cultura organizacional


Alterar o mindset das pessoas é a principal dificuldade para a transformação digital. Envolva, oriente e treine os colaboradores para se familiarizarem com as mudanças que virão. Além disso, construa uma equipe forte. É fundamental desenvolver uma mentalidade aberta à mudança e à experimentação para acompanhar as transformações. Formar uma equipe multidisciplinar, dedicada a impulsionar a inovação, é crucial para desenvolver capacidades internas e permitir que a implementação da tecnologia seja feita com qualidade, agilidade e eficiência.


5. Estabeleça um roteiro e um cronograma


Elaborar um roteiro e um cronograma para conduzir as ações do projeto. Ao criar um roteiro consistente e detalhado, você guiará todo o desenvolvimento, mapeando a utilização de melhores práticas e direcionando os objetivos estratégicos. Além disso, você terá uma visão de quais setores serão os primeiros a serem modificados, quais dispositivos podem ser reconfigurados e quais substituídos, como serão as políticas de utilização e os padrões internos de controle para o bom funcionamento da tecnologia.


6. Conte com um software adequado e seguro


É fundamental contar com uma empresa que fornece software adequado e com todo o suporte e segurança para sua empresa. A ConnectData, por exemplo, vem desenvolvendo inteligência, através da IoT, para a indústria e para a construção civil. Nossa empresa oferece uma solução que permite rastrear e monitorar em tempo real a movimentação de materiais, equipamentos e pessoas durante todo o ciclo da obra. Sensores distribuídos em locais estratégicos do canteiro coletam dados automaticamente, que são centralizados em nuvem e analisados pela nossa ferramenta, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva e veloz, trazendo mais economia e inteligência de forma segura e eficaz para o negócio dos nossos clientes.


7. Crie valor a partir dos dados


Coletar dados estratégicos é uma das principais vantagens da Internet das Coisas. Ao serem aproveitados e aplicados de maneira estratégica, esses dados podem aumentar a receita e ajudar na criação de ideias e projetos inovadores.Trabalhe com as informações coletadas e não se esqueça de definir seus KPIs. Essas métricas ajudam a visualizar a eficácia do plano e também a orientar a futura tomada de decisão.


A tecnologia revolucionou nosso modo de viver: a forma como nos comunicamos, produzimos, consumimos e nos informamos nunca mais será a mesma. No mundo corporativo, softwares de gestão integram toda a empresa, processos são inter-relacionados e gerenciados em uma mesma plataforma. A tecnologia vem garantindo maior segurança na realização das operações e beneficiando os resultados financeiros das companhias. Por isso, manter-se atualizado sobre as inovações tecnológicas é algo essencial para aqueles que desejam obter excelência, menores custos e mais agilidade em seus processos.


Ao implementar internet das coisas, você poderá alcançar uma maior efetividade nos processos da sua empresa e aproveitar todos os benefícios que a transformação digital pode proporcionar para o seu negócio no mercado. Se você pensa em adotar IoT com segurança, praticidade e personalização, entre em contato conosco: contato@connectdata.net


11 visualizações
ENTRE EM

CONTATO