Buscar
  • connectdata

Os melhores conteúdos para quem busca ter mais produtividade

Quem nunca buscou formas de ser mais produtivo, não é mesmo? Agora, em tempos de trabalho remoto, em que recebemos inúmeras informações ao mesmo tempo, manter-se produtivo e focado(a) no que importa, se tornou um grande desafio. Uma pesquisa publicada na Harvard Business Review, comparou o tempo de dedicação dos profissionais às suas tarefas. De acordo com o levantamento, em 2013 os trabalhadores dedicavam apenas 57% de seu tempo a atividades importantes e essenciais. Atualmente, eles conseguem dedicar até 78% do tempo a elas.


Se pensarmos na construção civil, o segundo pior setor em termos de digitalização, a produtividade não é tão elevada: estudos apontam que a falta de tecnologia no canteiro torna 70% do tempo do trabalhador pouco produtivo. Porém, há formas de driblar a baixa produtividade, seja na indústria ou nas tarefas que você realiza no dia a dia, conhecendo um pouco mais alguns conceitos e a forma que eles podem ser aplicados. Neste artigo, falaremos sobre o que pode ser definido como produtividade e traremos indicações de conteúdos de grandes nomes para quem quer se aprofundar mais no assunto.



Afinal, o que é produtividade?

O Centro de Produtividade do Japão define produtividade como “a eficácia com que os elementos de produção foram usados na fabricação de um determinado produto e a proporção que mostra isso é a produtividade. Para produzir algo, tangível ou intangível, você precisa de máquinas, terras, edifícios, energia e até mesmo matérias-primas. Além disso, as pessoas que realmente operam essas instalações são indispensáveis. Essas coisas que são necessárias para a produção são chamadas de elementos de produção, e produtividade é o produto obtido pela entrada de tais elementos de produção. É uma proporção relativa.”


O Centro de Produtividade fala ainda sobre os principais tipos de produtividade e que é possível expressá-los quantitativamente. Eles são:


  • Produtividade Física - que é quando a unidade é o tamanho, peso ou quantidade de produto a ser produzido.


  • Produtividade de valor agregado - uma outra forma de medir a produtividade, usando o valor agregado por uma empresa como uma unidade. O valor agregado é o valor da produção (vendas) menos os custos de matérias-primas e outros como reparo de equipamentos, processos terceirizados e custos de energia.


Onde saber mais sobre o assunto?

Produtividade é um assunto atual e relevante, tanto para crescimento pessoal, quanto profissional. Felizmente, hoje podemos encontrar diversos conteúdos que abordam o assunto com profundidade. Abaixo, nós separamos alguns materiais que você pode consultar sobre produtividade na construção civil. Confira:


1. Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil - CBIC


A Câmara Brasileira da Indústria da Construção desenvolveu um conteúdo muito importante para trabalhadores da indústria civil, nele você encontra formas de medir a produtividade da mão de obra, a produtividade no uso dos materiais, fontes para previsão da produtividade para uma nova obra, além de estudos de caso detalhados.

Você pode acessar esse conteúdo aqui.



2. Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 - CNI


A CNI (Confederação Nacional da Indústria) publicou o Mapa Estratégico da Indústria de 2018 a 2022, que identifica quais os principais desafios que a indústria deverá superar até 2022, considerando as mudanças no ambiente econômico mundial e nacional dos últimos anos. O conteúdo também apresenta gráficos que mostram a taxa de crescimento da produtividade do trabalho na indústria mundial e traça uma meta de aumento da produtividade nas empresas industriais brasileiras.



No site da CNI você encontra o conteúdo completo e pode baixar o Mapa Estratégico. É um conteúdo importante para se manter atualizado e preparado para as possíveis futuras mudanças do mercado.



3. Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H)


O PBQP-H é um instrumento do Governo Federal que tem como meta organizar a construção civil em torno de dois princípios: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Afinal, a exigência crescente do mercado e o aumento da competitividade tornam cada vez mais importante a implantação de programas de qualidade e produtividade no setor da construção civil.


Nesse contexto, o PBQP-H propõe-se a organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade e da modernização produtiva, gerando um ambiente de isonomia competitiva. Para isso, o programa conta com a participação ativa dos segmentos da cadeia produtiva, agregando esforços na busca de soluções com maior qualidade e menor custo para redução do déficit habitacional no país. No site do Governo Federal você encontra mais informações sobre o programa.


Nós também separamos algumas dicas para você que quer saber mais sobre o assunto e melhorar sua produtividade no dia a dia. Confira:


1. Produtividade para quem quer tempo - Geronimo Theml


Geronimo Theml é um professor, coach e palestrante. Se tornou autor best seller da Revista Veja com Produtividade para quem quer tempo: Aprenda a produzir mais sem ter que trabalhar mais. É um dos grandes nomes no assunto e em seu canal no YouTube você encontra uma playlist com dez vídeos sobre produtividade.



2. O segredo alegre de um trabalho melhor - TED do psicólogo Shawn Archor

Nesta palestra, o psicólogo Shawn Archor explica de forma divertida como pessoas felizes trabalham melhor e como a felicidade nos inspira a sermos mais produtivos.



3. A técnica Pomodoro

Algumas pessoas não têm dias de trabalho produtivos pois não conseguem focar em suas tarefas. Sendo assim, a técnica Pomodoro é uma ótima opção para ser mais produtivo de forma simples. A técnica consiste em focar absolutamente em uma tarefa por ininterruptos 25 minutos, fazer uma pausa de 5 minutos e começar novamente. Ela promete diminuir o tempo de trabalho e deixá-lo mais produtivo.


Neste tutorial publicado no blog da ferramenta Trello, você encontra o passo a passo para começar a aplicar a técnica Pomodoro.



E você, tem alguma dica sobre personalidades e conteúdos que abordam sobre produtividade? Conte pra gente nos comentários!


Continue nos acompanhando aqui no blog e também pelas redes sociais no Facebook, Instagram e Linkedin!

14 visualizações
ENTRE EM

CONTATO