Buscar
  • connectdata

Tecnologia + Inovação Para Uma Melhor Gestão


A tecnologia melhorou muitas áreas da nossa vida. Com ela, podemos fazer muito mais e em muito menos tempo. No departamento de gestão de empresas, podemos dizer o mesmo. Graças à tecnologia, os gestores têm uma visão muito mais ampla de seus negócios, entendendo em tempo real o que realmente está acontecendo com processos em andamento. Sendo assim, através de dados e Inteligência Artificial, é possível dar uma resposta em tempo real em caso de necessidades e adversidades. Nada passa despercebido.


Tendo em vista esse cenário, nem precisamos explicar o quanto isso é importante na gestão de obras e no setor de construção civil. Afinal, ninguém quer ser pego de surpresa enquanto um projeto está saindo do papel, com falta de insumos, por exemplo. Ao mesmo tempo, são muitas informações que precisam ser processadas, não é mesmo? É nesse ponto que podemos contar com a tecnologia e Inteligência de Dados.


Preparamos esse artigo para explicar como a inovação ajuda na gestão de qualquer negócio, especialmente na área de construção civil.


  • Tecnologia na gestão de obras: como usar a inovação para agilizar processos?

  • Soluções da ConnectData para a construção civil

Tecnologia na gestão de obras: como usar a inovação para agilizar processos?


Quando olhamos para as tendências digitais que marcam presença na gestão eficiente de grandes empresas do mercado, podemos encontrar algumas características em comum:


  • Ferramentas de Automação e Machine Learning.

  • Computação em Nuvem.

  • Business Intelligence, ou BI, também conhecida como Análise de Dados.


Essas soluções tecnológicas potencializam a eficiência na gestão corporativa, especialmente quando olhamos para a última década.


Isso aconteceu pelas seguintes razões:


  • A automação traz produtividade às empresas, que deixam de focar em tarefas repetitivas para focar em áreas de inteligência.

  • A automação também reduz custos operacionais, já que as máquinas se responsabilizam pela execução de tarefas

  • A Análise de Dados faz com que os gestores tomem decisões mais assertivas, fazendo com que as empresas engajem em projetos lucrativos e encontrem as melhores oportunidades do mercado.

  • A Computação em Nuvem é ideal para garantir o fluxo de trabalho em times remotos, já que os colaboradores em uma companhia podem contribuir conjuntamente em projetos distintos em tempo real.

  • A Computação em Nuvem aumenta a segurança das operações internas de uma empresa, que usam redes privadas, ou VPNs, para compartilharem qualquer tipo de informação, especialmente as sensíveis.

  • As três inovações tecnológicas otimizam processos, dos mais simples aos mais complexos, trazendo muito mais eficiência com menos custo.


Não é difícil entender como a tecnologia melhora a gestão de empresas. Tudo porque os responsáveis por elas têm uma visão panorâmica de tudo o que acontece dentro e fora dela.

Tanta inovação também chegou ao setor de construção civil e a mudança que a tecnologia trouxe às obras é muito bem-vinda. Em uma época muito muito distante, a construção civil era uma área da economia considerada como lenta, burocrática e complexa, além de ser propícia ao desperdício de matéria-prima. O cenário muda quando a transformação digital impacta a construção civil, a tornando produtiva, mais simples e com os instrumentos necessários para não desperdiçar materiais.


A ConnectData faz parte dessa transformação e queremos mostrar como a gestão de obras pode ganhar eficiência e produtividade com nossas soluções.


Soluções da ConnectData para a construção civil


O setor de construção civil é ainda bastante tradicional, isto é, há uma certa resistência na adoção de certas ferramentas tecnológicas nessa área, mesmo que tais instrumentos poderiam ser usados para melhorar todo o processo de planejamento e execução de uma obra. Isso acontece porque construtoras e profissionais do ramo ainda não conhecem todo o potencial do uso da tecnologia nessa área. Diante disso, a ConnectData também quer democratizar esse conhecimento para que todos sejam beneficiados pela transformação digital na construção civil.

Por meio de sensores e soluções baseadas na Internet das Coisas (IoT), a ConnectData otimiza custos e reduz riscos em canteiros de obras. Com a distribuição estratégica de sensores pela obra, coletamos dados que são relevantes para o processo decisório.


Conheça as soluções da ConnectData para a sua obra.


ConnectTrack para o Rastreamento de Materiais no Canteiro de Obras

A solução ConnectTrack permite acompanhar a logística e paradeiro dos insumos, ativos e pessoas envolvidas em sua obra, em tempo real e sem necessidade de intervenção humana.


Como a ConnectTrack possibilita o gerenciamento dos níveis de estoques físicos de materiais, para evitar atrasos e desperdícios, monitorar o canteiro de obras nunca foi tão simples.


Com essa ferramenta, é possível ganhar em produtividade, agilidade e precisão na tomada de decisões que permeiam a sua obra.


Essa solução dispensa cabeamento de rede ou rede sem fio para funcionamento, sendo aplicável aos sites ainda em fase de estruturação.


ConnectChain para a Inteligência de Dados no Planejamento e Execução

A solução ConnectChain foi criada especialmente para o rastreamento digital de dados e automatização de contratos, assegurando transparência e agilidade nas relações comerciais.


Seguindo as configurações do próprio usuário, a plataforma pode inclusive iniciar o processo de recompra automaticamente, garantindo que o fluxo da obra não seja travado por falta de material.


É a Inteligência Artificial fazendo a diferença no seu canteiro de obras! Assim, o gestor da construção consegue reduzir custos, falhas e tempo na administração de contratos ao longo da cadeia de suprimentos.


ConnectBIM para Análises Completas na Execução de Obras

A ConnectData está sempre antenada na área das inovações tecnológicas que podem otimizar o setor da construção civil.


Nosso crescente interesse em sempre melhorar o desempenho de equipes envolvidas em construções e facilitar a tomada de decisão dos gestores, criamos a solução perfeita para uma obra, desde o planejamento até a sua finalização.


A modelagem BIM (Building Information Modeling) trouxe um novo patamar de qualidade e operação para a construção civil no mundo.


O ConnectBIM integra o rastreamento de insumos com a interface BIM, o que viabiliza análises preditivas e o controle orçamentário, assegurando as melhores práticas de compliance do setor da construção.


ConnectData, Inteligência que Maximiza Resultados.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Há 59 anos, o lendário Hanna Barbera exibia o primeiro episódio do desenho animado “Os Jetsons" – família que vivia em 2062, com todas as facilidades do futuro tecnológico. Os carros eram voadores, o