top of page
Buscar
  • Foto do escritorconnectdata

BEP: A Chave do Sucesso para Seu Projeto

Realizar o planejamento de sua construção de forma correta é essencial para alcançar o sucesso. O BEP (BIM Execution Plan), também conhecido como PEB, Plano de Execução BIM, é a elaboração desta estratégia através da metodologia BIM.


O BEP bem elaborado trará informações sobre modelagem 3D, definições de projeto e construção, fluxo de caixa e trabalho, dentre outras informações essenciais para o êxito do construtor. A empresa que implementará a metodologia BIM desenvolve um documento com as informações de desenvolvimento pré e pós-contrato, que devem atender ao Employer’s Information Requirements (EIR), documento que estabelece as informações exigidas pelo contratante em relação a itens indispensáveis que vão garantir que o projeto seja efetuado de forma fiel ao modelo, da maneira mais eficiente possível.


Fase de Projeto - Pré-Obra


O BEP será realizado, inicialmente, na fase pré contrato para que se faça uma apresentação de itens como capacidade, competência e método de abordagem. É nesta etapa que as demandas dos Employer’s Information Requirements (EIR), devem ser efetivamente preenchidas.

Este documento assegura que a obra será realizada fielmente e que o contratante vai desenvolvê-la de forma plena.


BEP Execução: mãos à obra


O BEP em sua fase de execução pode ser visto como uma extensão do anterior. A partir do momento em que foi assinado, deve-se elaborar um documento de forma mais detalhada. Este deve atestar a capacidade do contratante em atender a demanda do especificado documento, bem como, integrar a equipe que irá realizá-lo.


Engenheiros, arquitetos, fornecedores e proprietários podem trabalhar e fazer edições através do gerenciamento, de forma simultânea, cada um dentro de seu escopo. As funções de cada profissional também são estabelecidas nesta fase.


Cronogramas e fluxo de caixa passam a ser geridos neste momento. O gerenciamento feito corretamente evolui para um projeto de sucesso.


O Plano de Execução BIM deve descrever como será feita a implementação da proposta. É necessário que contenha o passo a passo de cada etapa, custos, prazo de entrega e prazo final, metodologias de modelagem, uso de equipamentos, rastreio etc. O LOD, Level of Development, de cada uma destas etapas também é estabelecido nesta fase.


O cumprimento das fases designadas no BEP são essenciais para a correta implementação BIM em sua construção, confira quais são elas:


Visão geral do projeto: Informações pessoais do cliente, endereço do projeto, orçamento e breve descrição deste;


Papéis e responsabilidades: Contém as informações referentes a cada profissional e suas responsabilidades - esta informação proporciona transparência entre todos os envolvidos;


Objetivos BIM: Define qual a prioridade da implementação do BIM;


Usos BIM: Estabelece os meios que serão utilizados para o BIM, também estipula quais serão os custos deste.


Fluxo de processos BIM: Criação de um mapa de fluxo de processos para troca de informações.


Procedimentos de colaboração: Reuniões e conferências que integram a equipe e evitam ruídos na comunicação;


Controle de qualidade: Determinam metas para avaliação de qualidade, será a referência utilizada durante a construção;


Infraestrutura tecnológica necessária: descreve o aparato tecnológico, como hardwares e softwares, necessários para o funcionamento integral do BIM, inclusive interoperabilidade entre os sistemas utilizados;


Entregáveis BIM: Descreva o que deve ser entregue, em qual formato, tempo, dentre outros quesitos,


Contratos: Esclarece qual será a forma de contratação e como adequá-lo às diretrizes do BIM.


O BEP pode ser alterado conforme vai sendo executado, ou caso entrem novos integrantes na equipe, por isso, a colaboração integrada é muito importante quando tais mudanças são realizadas.



ConnectBIM a solução BEP para o seu projeto


O ConnectBIM efetua a correlação entre plataforma de dados do modelo BIM com a plataforma da ConnectData, dessa forma, é realizado o controle das características do projeto e todas as informações deste são reunidas em um só lugar. Assim, é possível manter a transparência de todas as etapas, garantindo as práticas de compliance da construção civil.


O ConnectBIM também favorece a comunicação entre os profissionais envolvidos no empreendimento e controle de equipamentos e equipes, o que promove benefícios como otimização do tempo e a redução de custos, já que por meio desta solução acontece a prevenção de erros, evitando o retrabalho e o desperdício de materiais.


ConnectData, a inteligência que maximiza resultados.


104 visualizações0 comentário
bottom of page