top of page
Buscar
  • Foto do escritorconnectdata

Como a IoT pode impactar seu negócio, melhorar a experiência do cliente e ajudar a enfrentar a crise


Para abordarmos os benefícios que a IOT pode trazer para o seu negócio nesse momento de crise global é preciso que tenhamos uma compreensão ampla das características desse meteoro que atingiu o planeta e criou um ambiente de profunda incerteza para os nossos empreendimentos.


A verdade é que ninguém sabe exatamente o que e como irá acontecer. É essa incerteza que derruba as Bolsas do mundo inteiro, como podemos acompanhar diariamente no noticiário. Afinal de contas, o principal ativo das Bolsas de Valores são empresas, aquelas entidades que, como você, movimentam a economia, produzindo, comercializando e prestando serviços.


Pois esses setores, excetuando o agronegócio e outras áreas estratégicas, são os mais prejudicados. É só pensar na situação das companhias aéreas num ambiente em que os países fecham suas fronteiras para a entrada de estrangeiros e as pessoas têm seus deslocamentos impedidos pelas políticas de isolamento.


É fácil imaginar o impacto que um pequeno negócio ou uma startup sofre ao ver desaparecer sua receita como que por encanto. Há desafios nessa crise humanitária e econômica global. Cabe a nós identificá-los e buscar as soluções, mas, acima de tudo, é preciso que estejamos atentos às oportunidades, ligadas ou não à crise, que poderão fortalecer nossos negócios mais à frente, quando as nuvens houverem se dissipado no céu.


O que é IOT?


A humanidade nunca foi tão surpreendida pelo desenvolvimento tecnológico como nesse princípio ainda de século XXI. Quando se iniciou o século em curso ninguém cogitava que viveríamos um momento em que as pessoas estão conectadas 24 horas por dia com todos os cantos do mundo.


A internet é só um traço dessa vertiginosa mudança na forma como percebemos o mundo, trabalhamos, nos divertimos, usufruímos serviços e nos relacionamos com as pessoas. Vivemos a era das fintechs, empresas financeiras totalmente digitais, e dos aplicativos que conectam pessoas a prestadores de serviços, que vão da alimentação a serviços domésticos.


Vivemos um momento em que a integração digital, aliada à TI e à automação, oferecem um novo ambiente para a gestão dos mais diversos aspectos de diferentes negócios, como logística, contabilidade, controle financeiro e atendimento ao cliente. A tecnologia avança cortando custos, acelerando a produtividade, aumentando a lucratividade do negócio e qualificando a oferta de valor para nossos clientes.


A Internet das Coisas ganha força nesse ambiente de inovação e busca de novos padrões de eficiência e qualidade em processos. A melhor definição que pudemos encontrar para a IOT é que consiste na integração do mundo físico com o digital.


Imagine poder controlar máquinas e operações complexas por meio do seu desktop, tablet, note ou smatphone. É disso que se trata. Imagine um drone sobrevoando um terreno de difícil acesso e captando dados e imagens para análises geológicas, tudo isso controlado por um operador à frente de um computador.


Isso é possível com a introdução de um dispositivo nos objetos, que permite que possamos controlá-los remotamente e capturar dados dos mais complexos aos mais cotidianos. Muitas indústrias usam a IOT para controlar o desempenho de seus equipamentos, mas caminhamos para luxos como ter um tênis capaz de transmitir informações sobre quantas calorias perdemos em cada atividade que fazemos.


Como a IOT pode beneficiar o meu negócio?


A tecnologia tem dois aspectos antagônicos. De um lado, ela gera oportunidades para uma empresa se diferenciar, de outro, impõe uma corrida angustiante, que requer atenção e impõe custos, não só os financeiros, mas também os de adaptação.


O aspecto mais angustiante é que não acompanhar a evolução significa ficar para trás. E ficar para trás pode significar a extinção.


Fique atento ao que vem acontecendo no mercado de fraldas descartáveis nos últimos anos. A sociedade descobriu que as fraldas descartáveis estão entre os materiais que mais tempo levam para se degradar no meio ambiente, conferindo-lhes alto potencial como agente poluente. É nesse ambiente que surgem as fraldas biodegradáveis, que vêm ao mundo para solucionar o problema.


O que podemos imaginar que vai acontecer daqui a alguns anos com os fabricantes que não seguirem o caminho das fraldas biodegradáveis, quando até mesmo as fraldas de pano estão voltando a ganhar espaço no mercado?


A verdade é que há duas formas de reagir à corrida tecnológica. A saída número 1 é acompanhar a concorrência de perto para absorver as inovações bem sucedidas. A saída número 2, que nos parece mais inspiradora, é olhar para dentro da sua empresa, mapear seus processos e necessidades, estudar as mudanças de comportamento do seu cliente e identificar as oportunidades de melhorar seu desempenho.


A tecnologia é a solução avançada para problemas existentes. Falando em IOT, o que você pensa de empresas de varejo que já adotam dispositivos em câmeras e sensores de calor ligados à internet? Os softwares que gerenciam essa conexão são capazes de gerar relatórios incríveis, como os espaços mais frequentados da loja e o comportamento das pessoas nas gôndolas.


Com essas informações é possível planejar melhor a distribuição das mercadorias nas prateleiras e testar a eficiência de campanhas de merchandising. Empresas de logística conseguem acompanhar o trajeto das mercadorias com base em dispositivos, assim como a identificação da carga pode ser feita com a leitura de códigos por sensores, que podem fornecer rapidamente informações de toda a carga existente até mesmo em um container.


Você pode imaginar como essas medidas são capazes de agilizar o processo de logística, organizar armazéns e melhorar o planejamento das empresas da cadeia? Pois pense ainda em como toda a cadeia de logística pode compartilhar a mesma informação em diferentes fases do processo.


Alguns cases de sucesso com IOT para inspirar você


Parece claro que cada empresa tem suas características e necessidades. Pode ser que os exemplos que demos e aqueles que mostraremos a seguir não sejam o que você procura para o seu negócio.


O mais importante, no entanto, é que sua empresa tenha a cultura de inovar para melhorar, encantar e surpreender. Sempre é possível buscar uma solução para melhorar seu desempenho em produtividade, atendimento, custos, qualidade, produto e logística. É uma questão de incentivar essa cultura em sua empresa.


Como prometido, para encerrarmos, seguem alguns cases de sucesso com IOT, mas não sem antes lembrar que um dos aspectos da atual crise é a imposição do trabalho à distância. Devemos presumir que empresas em cujas quais pessoas, sistemas, equipamentos e produtos estejam conectados terão menos dificuldade de sair da atual crise, concorda?


DHL


A empresa de logística alemã criou um sistema para monitoramento em tempo real de armazéns de logística, que foi testado na Alemanha e na Polônia. Outra experiência foi feita com um site automotivo, na cidade de Liozhou, na China. O mecanismo permite que diferentes dispositivos de IOT compartilhem dados entre si.


KONUX


Também alemã, a Konux desenvolveu um sistema de sensores para manutenção preditiva de equipamentos industriais e ferroviários. O sistema permite acompanhamento em tempo real das condições desses equipamentos, permitindo que as empresas se antecipem e evitem paralisações demoradas para diagnóstico e solução dos problemas.


SAP


A SAP criou o S/4 Hanner, um ERP equipado com um módulo para captura de informações em tempo real, captadas pelos sensores conectados. É possível, inclusive, obter dados cruzados a partir de sensores conectados entre si.


GE


A tradicional gigante estadunidense de tecnologia, entre outras iniciativas, uniu-se à Accenture para criar o Taleris, sistema inteligente, capaz de prever problemas de manutenção em aeronaves, evitando, com isso, a ocorrência de imprevistos.


SHELL


A Shell obteve economia de US$ 1 milhão com a adoção do sistema de IOT da Ingenu, que permitiu à petrolífera fazer a vigilância, em tempo real, de tubulações, assim como o monitoramento da infraestrutura, conseguindo, com isso, obter ganhos em políticas de manutenção e segurança.


Fique atento às oportunidades


Esperamos que este artigo tenha sido útil e possa ampliar sua visão sobre o tema. A internet das coisas é o futuro, que, mais cedo ou mais tarde, vai chegar a todas as empresas em forma de soluções customizadas para cada negócio. Você pode se antecipar mapeando suas necessidades e oportunidades de ganho de eficiência nos mais diversos aspectos do seu negócio, do controle de estoque ao monitoramento de logística de delivery.


Estamos à disposição para ajudar no que for possível.




72 visualizações0 comentário
bottom of page