top of page
Buscar
  • Foto do escritorconnectdata

Conexão Digital: como a tecnologia pode trazer tranquilidade na gestão de obras


Estar envolvido em uma gestão de obras pode trazer dores de cabeça no dia a dia ao responsável pelo projeto.


Afinal, são inúmeros detalhes que precisam de atenção ao mesmo tempo. Desde o estoque até a logística das matérias-primas, uma obra requer monitoramento e controle constante.


É nesse ponto que a tecnologia entra como aliada na gestão de obras, trazendo tranquilidade para quem está envolvido no empreendimento.


A ConnectData preparou esse artigo para explicar como a tecnologia cumpre esse papel, proporcionando redução de custos e tempo de execução de uma obra e, o mais importante, permitindo que o processo de construção ocorra de forma como planejado.


  • A Digitalização do canteiro de obras: mais economia, otimização e produtividade

  • Os benefícios do uso da tecnologia na construção civil

A Digitalização do canteiro de obras: mais economia, otimização e produtividade

Precisão, prazos, controle, orçamento e monitoramento são palavras que aparecem com frequência quando falamos sobre construção civil.


Afinal, quando a matéria-prima chega com atraso, todo o projeto fica comprometido, podendo ficar ainda mais custoso e difícil de controlar e monitorar, para citar apenas um exemplo.


É com grande certeza que afirmamos que a tecnologia veio para trazer alívio na gestão do canteiro de obras, uma vez que ferramentas digitais atuam em todos esses processos e muitos outros.


Quando as tarefas em uma obra são automatizadas, o que é possível através de sistemas de gestão, elas ganham eficiência e assertividade, o que é fundamental para qualquer empreendimento.


Se a tecnologia é usada desde a concepção do projeto, ou seja, quando ele ainda está na planta, a obra pode ser executada em menos tempo e com menos custos, sem mencionar a mitigação de desperdícios, um dos grandes inimigos para qualquer orçamento.


Estamos afirmando isso porque temos ampla experiência no setor de construção civil. Atuamos nessa área da economia desde 2016, quando apresentamos nossa plataforma de gestão digital para o canteiro de obras.


O sistema da ConnectData é alimentado por dados coletados em tempo real, os quais chegam até a plataforma por meio de sensores de monitoramento inteligente instalados no próprio canteiro de obras.


Isso quer dizer que os dados chegam em tempo real à nossa plataforma. O responsável fica sabendo de tudo o que acontece na construção. Assim, o processo de tomada de decisão é muito mais rápido e assertivo.


Uma das grandes razões para dores de cabeça durante uma obra é a falta de precisão quando uma decisão a ser tomada.


Por exemplo, o responsável pode solicitar a encomenda de uma maior quantidade de insumos que o necessário, ocasionando mais custos e mais desperdício.


Ou ele pode solicitar uma menor quantidade de materiais que o previsto, atrasando toda a entrega do projeto, tornando-o mais caro e complexo, além de encarecer a mão de obra especializada, um dos elementos que mais pesa no orçamento.


A ConnectData provou que é possível aumentar a eficiência da construção civil através do uso de dados e da conexão digital.

Os benefícios do uso da tecnologia na construção civil

É inegável que a tecnologia veio para simplificar nossas vidas. Quando entendemos que essa afirmação poderia ser aplicada na construção civil, a ConnectData foi desenvolvida para trazer essa tranquilidade e simplificação para o canteiro de obras dos nossos usuários.


Entre os maiores benefícios que a tecnologia traz aos projetos de construção, os seguintes fatos chegam até nós através de feedbacks:


  • A gestão digitalizada melhora a comunicação entre quem está na obra e quem está controlando o projeto, evitando a circulação de informações desatualizadas ou equivocadas.

  • A melhora na comunicação tem como consequência o aumento da produtividade e a redução ou mesmo eliminação de qualquer desperdício de trabalho ou matéria-prima.

  • O processo de compra de insumos e logística através de plataformas digitais também otimiza a execução da obra, evitando aquisições de última hora, as quais são muito mais caras.

  • O monitoramento constante do canteiro de obras traz mais segurança na execução do trabalho, tranquilizando tanto o responsável pelo projeto, quanto a força produtiva presente no local. A nossa plataforma ConnectTrack cumpre esse papel com excelência.

  • A tecnologia entra em um ponto crucial para qualquer obra: o planejamento. Quando a Inteligência Artificial ajuda nos primeiros passos de uma construção, é possível definir como a área pode ser melhor aproveitada e como usá-la em seu favor, como escolher o melhor espaço para carga e descarga de matéria-prima e melhor definição dos pontos de água e energia.

  • A digitalização também ganha espaço na gestão de pessoas e gestão de qualidade, duas áreas que costumam trazer dores de cabeça intensas aos responsáveis pelo projeto.

  • O monitoramento constante por dispositivos eletrônicos, como sensores e Internet das Coisas, permite a análise dos equipamentos, evitando custos com manutenção, retrabalhos e atrasos.

Por essas e outras razões, uma gestão de obras digitalizada tranquiliza todas as pessoas envolvidas na execução de um projeto, trazendo mais eficiência, controle, previsibilidade e confiabilidade para o canteiro de obras.


A ConnectData pode ajudar você a digitalizar a gestão da sua obra, para que você conheça esses benefícios na prática, ou melhor, no bolso.


48 visualizações0 comentário
bottom of page