top of page
Buscar
  • Foto do escritorconnectdata

Sustentabilidade e IoT na Construção Civil: a tendência de milhões

Sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais recorrente quando se analisa as tendências do setor. Na verdade, qualquer que seja o ramo, sustentabilidade é uma palavra de ordem e não apenas pela sua importância social mas também pelo seu impacto na economia. Foi-se o tempo em que o empresário inteligente ou a empresa de visão entendiam as práticas sustentáveis como gastos: elas agora são investimentos e dão retorno financeiro.


A economia verde, ou economia circular, bem como o impacto da logística reversa, tem crescido muito nos últimos anos e a construção civil, setor forte e de grande importância como é, vem se adequando.


Mas não no ritmo ideal.


É claro que, historicamente, a construção civil sempre existiu atendendo às necessidades básicas e imediatas do ser humano, sem que houvesse uma preocupação com as técnicas num primeiro momento. Mas o homem, como comprova a própria construção civil, adapta-se às mudanças e necessidades de novos tempos, e foi assim que a constituição das cidades, com a construção de edifícios e infraestruturas, entrou numa era de aprimoramento e qualificação de práticas mais sustentáveis.


E neste ponto não se pode esquecer que a tecnologia, ao longo de todo o processo, contribui grandemente para o refinamento destas técnicas e tem contribuído cada vez mais para construções inteligentes, funcionais e sustentáveis.


Contudo, antes de prosseguir, é importante entendermos aqui do que se trata a sustentabilidade quando se pensa na construção civil.


Podemos chamar de sustentáveis práticas funcionais que propiciem a execução de um edifício ecologicamente correto tais como: destinação de resíduos sólidos, reuso de água, uso de energia elétrica, origem de matérias primas, bem como fatores que vão implicar no uso de recursos naturais e maior conforto após a obra ficar pronta, como condicionamento de ar, posicionamento de fachada em relação ao nascente/poente do sol, construção de calhas para aproveitamento de águas de chuva, uso de painéis fotovoltaicos…


Também faz parte da sustentabilidade na construção civil a reflexão das principais causas de um estudo preliminar inadequado ou apressado da fase inicial do projeto, tais como: falta de observação da orientação magnética, análise incoerente quanto ao correto uso da edificação, preocupação somente com questões financeiras construtivas sem projeção de custos de manutenção desta edificação.


Em outras palavras: a sustentabilidade na construção não deve ser aplicada apenas no momento e no ambiente de obras, mas também deve estar presente no projeto de uso daquele edifício ou infraestrutura. A sustentabilidade deve fazer parte da construção e estar presente no resultado final para uso cotidiano.


Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), quase 75% dos recursos do meio ambiente são extraídos pelas indústrias da construção. Além disso, os canteiros geram cerca de 80 toneladas de detritos anualmente


Como fazer com que a construção civil seja mais sustentável de forma inteligente?


Na era da sustentabilidade e da tecnologia, aliar as duas se torna uma atitude coerente com as tendências sociais e de mercado. E só gera lucros.


Desde a melhora na imagem da empresa perante a sociedade, que ao adotar um comportamento sustentável está incorporando um importante pilar ESG, até aos resultados financeiros e de crescimento, ser sustentável e tecnológica coloca a empresa na vanguarda econômica e possibilita um crescimento proporcional aos seus esforços, minimamente.


Por isso, uma tendência mundial e que tem se mostrado cada vez mais rentável, é a utilização da tecnologia de IoT na construção civil. A forma como o mercado responde ao sucesso e à rentabilidade financeira de um negócio é o argumento mais incisivo para uso de IoT na construção civil.


A IoT é uma tecnologia que pode proporcionar um grande salto em desempenho e produtividade na construção civil, tornando realmente possível o surgimento das famosas cidades inteligentes.


Outras tecnologias como a Inteligência Artificial e o Big Data contribuem para o trabalho desenvolvido pela IoT. Com o uso de dados, conexão entre eles e uso inteligente de informações, o trabalho pode ser desenvolvido com maior precisão, agilidade e criatividade, aumentando a quantidade e a qualidade do que é produzido.


Com o uso da IoT, a sustentabilidade pode ser alcançada mais facilmente na construção civil pois há uma enorme vantagem na gestão, na logística, no uso energético e de recursos, na segurança…


São inúmeras as vantagens que se pode obter da IoT para a construção civil.


Para entender melhor como esta tecnologia revolucionária pode contribuir para o seu negócio, entre em contato com a ConnectData e venha bater um papo com a gente. Juntos, podemos criar o melhor planejamento possível para aplicação de IoT ao seu negócio!


40 visualizações0 comentário
bottom of page